Metodologia

  O projeto levará para as instituições selecionadas,  2 “pequenos” ateliers/laboratórios com estrutura de bancadas, armários, quadro de ferramentas, máquinas, computador, câmera e demais materiais que os jovens utilizarão durante o curso. Posteriormente, todo esse material ficará de legado para as instituições, a fim de que seu usufruto seja aproveitado.

  Já no primeiro encontro, os próprios alunos, junto à orientação dos professores, montarão a estrutura do projeto para que, desta forma, sejam estimulados a construir  um ambiente de trabalho com um “clima” ideal para o desenvolvimento de sua criatividade e se sintam pertencentes a este espaço desde o início do processo.

 

  Com a finalidade de recriar, por meio do olhar dos jovens participantes, as comunidades onde vivem, serão abordados temas como cidadania, meio ambiente, ecologia, desenvolvimento sustentável, reaproveitamento, mobilidade, saúde, qualidade de vida e justiça social.

 

  Junto a isso, os professores apresentarão as ferramentas artísticas e tecnológicas para que os participantes se engajem e se envolvam com os temas levantados, levando a adiante o conhecimento adquirido, tornando-os assim, potenciais protagonistas de transformação social por meio da arte.

 

  Com essa experimentação, pretendemos que os alunos valorizem sua criatividade e, consequentemente, desenvolva seu pensamento crítico perante a realidade, trazendo novas referências e reconfigurando a forma de se relacionarem com os objetos, situações e processos em seu entorno.

 

As oficinas serão trabalhadas em 4 pilares fundamentais:

 

1) Aprender a conhecer - Entender a proposta e seus desafios para criar juntos, com engajamento, liberdade, autonomia e responsabilidade ao coletivo.

 

2) Aprender a fazer -  Desenvolver e estimular a coragem e confiança de executar, de correr riscos, de errar na busca de acertar, abrindo espaço para aprimorar as diversas técnicas e habilidades motoras e psíquicas a fim de gerar  confiança em si;

 

3) Aprender a conviver -  Todas as oficinas estimularão a troca, o desafio do compartilhar, da convivência, da criação coletiva, exercitando a

fraternidade e empatia como caminho do entendimento artístico, social e individual;

 

4) Aprender a ser -  multiplicar o conhecimento aprendido, explicitando o papel do aluno artista fazedor como cidadão, capaz de construir coletivamente novas formas de entendimento da real situação e revertendo na formação de outros indivíduos mais integrados e dinâmicos.

NOSSOS PARCEIROS

© 2023 by I Made It!. Proudly created with wix.com